Skip to main content
Folha de ponto: tudo o que você precisa saber

Criado em

21/09/2022


Assuntos


Siga-nos

Folha de ponto: tudo o que você precisa saber

A folha de ponto é uma ferramenta muito utilizada nas empresas para que se possa registrar os horários de entrada e de saída dos funcionários, assim como horário de almoço, em alguns casos.

Com ela, o setor financeiro da empresa é capaz de contabilizar as horas trabalhadas de seus funcionários e, assim, sabendo se é necessário o pagamento de horas extras ou de banco de horas ao seu colaborador.

O preenchimento deve ser feito corretamente, para que não haja erros na hora do pagamento, ao qual a folha é diretamente ligada.

O preenchimento incorreto na folha de ponto pode acarretar em:

  • Erro na folha de pagamento;

  • Multas para a empresa;

  • Problema no recolhimento de impostos, etc.

Como fazer o preenchimento corretamente?

Quando o ponto é feito de forma manual, o importante é que tenha nele:

  • Data;

  • Hora de entrada;

  • Hora de saída para almoço;

  • Hora de volta do almoço;

  • Hora da saída;

  • Saldo de horas.

Esses são os itens mais importantes que deve conter uma folha de ponto.

Trabalhar com folha de ponto é importante para a transparência da relação empresa x funcionário, desta forma, é criado um ambiente de confiança com os seus colaboradores, tendo, assim, uma equipe motivada, produtiva e mais focada.

Entretanto, a folha de ponto é exigida apenas para a empresa que possuir mais de 10 funcionários. Porém, como dito, o trabalho com a folha de ponto traz transparência e segurança para os colaboradores da empresa, mesmo que esta tenho menos de 10 funcionários.

É importante salientar que o chamado “ponto britânico”, aqueles que apresentam um preenchimento uniforme, não é reconhecido judicialmente. Esse tipo de ponto, em que se coloca os horários que os funcionários deveriam cumprir, em casos de processos trabalhistas, por exemplo, não são aceitos.

Outra dica importante é que a folha de ponto deve ser muito bem controlada, pois nela se encontram as horas extras do funcionário. Se a empresa tem um limite para que seu colaborador faça essas horas, então, o controle dela está na folha de ponto.

Portanto, por mais que seja importante o trabalho com ela, deve-se saber que a folha de ponto demanda trabalho, tanto para preenchimento quanto para controle, pois será necessário um setor especificado para ela. Então, antes de obter este tipo de serviço para a sua empresa, certifique-se de que o seu RH ou o seu financeiro tem disponibilidade para conferir e fechar as folhas.

Para otimizar o tempo gasto com a folha de ponto, o ideal é que se opte pelo ponto digital. Existem ótimos sistemas disponíveis que são capazes de colher os dados de seus colaboradores, assim como fazer o fechamento de todas elas em pouco tempo, calculando todas as horas necessárias.

Gostou informações sobre Folha de ponto de Ponto? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Walter Flores

CEO da Flit