Skip to main content
Controle de ponto: Evitando processos trabalhistas

Criado em

21/09/2022


Assuntos


Siga-nos

Controle de ponto: Evitando processos trabalhistas

O controle dos funcionário através de registro de ponto é algo obrigatório para empresas que tenham mais de 20 funcionários. Isso está previsto na legislação trabalhista e se torna passível de penalidades caso as exigências não sejam cumpridas.

Preparamos também algumas dicas em áudio. Clique no player abaixo e não deixe de conferir. São dicas valiosas sobre como evitar processos trabalhistas.

 

 Não quer que sua empresa sofra com isso? Entenda como fazer corretamente o controle de ponto e evite os processos trabalhistas!

Preenchimento incorreto da folha de ponto

Trata-se de um documento legal. Por isso, deve ser bem gerido, para não ocasionar problemas futuros.

A marcação errada causa inconsistência no fechamento da folha pagamento e no cálculo dos possíveis eventos, como hora extra, jornada estendida, faltas e atrasos.

O setor de Recursos Humanos pode orientar o colaborador na marcação correta do ponto, nos espaços destinados à entrada, intervalo de almoço e saída, considerando a hora fracionada para a validação dos dados.

Utilização da folha de ponto manual

Apesar de ainda ser utilizada por muitas empresas, a marcação manual não é o melhor processo. Mesmo considerando que ela dispensa investimento em tecnologia, o que torna o processo mais em conta num todo.

Essa funcionalidade pode apresentar falhar de todos tipos: de erros simples de preenchimento aos casos de fraudes e alterações.

Falha na gestão do ponto

A liberação da folha de pagamento é um processo que se inicia na marcação correta do colaborador e passa pelo controle e gerenciamento da jornada por parte do RH.

Se houver falhar nessa rotina, é impossível ter um controle exato, acarretando em informações e valores incorretos no contracheque e consequentemente, futuros processos trabalhistas.

Controle digital: a forma eficaz de evitar processos trabalhistas

Ao migrar das formas convencionais de marcação de ponto para o ponto digital, a empresa reduz drasticamente a possibilidade de falhas e, consequentemente, a chance de sofrer processos trabalhistas. Isso porque todo o controle da folha de ponto passa a ser gerenciado por um aplicativo, como o Flit, que pode ser baixado no celular ou no computador. Assim, o RH tem acesso à informação em tempo real, e com cálculos automáticos, dos eventos da jornada de trabalho.

A economia gerada pelo app é financeira e de tempo, pois além de redução de trabalho para o encerramento da folha, aumenta a exatidão das informações em 100%.

Diminua a burocracia usando tecnologia simples e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Conheça a Flit e venha revolucionar a gestão da sua empresa.

Walter Flores

CEO da Flit